terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto, no dia 6 de Novembro de 1919. Foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante prémio literário da língua portuguesa, o Premio Camões, 1999.
Tem origem dinamarquesa pelo lado paterno. O seu bisavô desembarcou um dia no Porto e nunca mais abandonou esta região, tendo seu filho comprado, em 1895, a Quinta do Campo Alegre, hoje Jardim Botânico do Porto.
Criada na velha aristocracia portuense, educada nos valores tradicionais da moral cristã, foi dirigente de movimentos universitários católicos quando frequentava Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Colaborou na revista Cadernos de Poesia. Veio a tornar-se uma das figuras mais representativas de uma atitude política liberal.
Casou-se, em 1946, com o jornalista, politico e advogado Francisco Sousa Tavares e foi mãe de cinco filhos. Foram os seus filhos que a motivaram a escrever contos infantis.
Em 1964 recebeu o Grande Prémio de Poesia pela Sociedade Portuguesa de Escritores pelo seu Livro Sexto. Distinguiu-se também como contista (Contos Exemplares) e autora de livros infantis. Foi tradutora de Dante Alighieri e de Shakespeare e membro da Academia das Ciências de Lisboa. Para além do Prémio Camões, ainda foi distinguida com o Prémio Rainha Sofia, em 2003.
Sophia de Mello Breyner Andresen faleceu, aos 84 anos, no dia 2 de Julho de 2004.        

Sem comentários:

Enviar um comentário